terça-feira, 20 de outubro de 2009

Projeção...

De acordo com o livro WE – A Chave da Psicologia do Amor Romântico, de Robert A. Johnson, "um homem enamora-se de uma mulher e por ela se sente atraído quando enxerga nela aspectos de sua personalidade feminina, de sua anima. Equivocadamente, ele tenta encontrar fora de si o que, na realidade, está dentro dele e que exige ser reconhecido, integrado. Sem a percepção consciente disso, alguns homens levam a vida inteira trocando de parceiras nessa busca, guiados por uma necessidade inconsciente. Um tipo de moralidade diz a ele que é preciso buscar a paixão a qualquer custo; que ele tem o direito de se apaixonar e que a paixão é tudo que importa na vida. Cedo ou tarde a paixão devotada a uma mulher se esvai, migra para outra, que passa a ser o novo objeto de projeção."
Ainda diz mais: "O sentir-se “apaixonado” é a sensação ilusória de ter encontrado a parte complementar. Agindo assim, “acreditamos que temos o direito de seguir nossas projeções onde quer que elas nos levem e de buscar a paixão pela paixão, sem levar em conta os relacionamentos que se rompem, sem levar em consideração as pessoas a quem magoamos. Inconscientemente elegemos a paixão nosso bem mais elevado, a nossa principal meta na vida, e todos os demais valores são sacrificados pelo bem dela.”
- Adorooooo. Estou ansiosa pra ler esse livro, na realidade é interessante a idéia que faz referência a infidelidade do homem, mas não deve ser usada como desculpa ou proteção para o erro e sim como uma forma de estudar tais comportamentos.
Nay*

Um comentário:

Obrigada pela visita!